Precificação Procon

 

 

 
INFORMAÇÃO DOS PREÇOS DEVE SER:

Correta

Informações verdadeiras que não enganem o consumidor.

Clara

Para que o consumidor entenda imediatamente e com facilidade, sem nenhuma abreviatura que dificulte sua compreensão, tampouco necessite de qualquer interpretação ou cálculo.

Legível

Caracteres, letras e números visíveis que não possam ser apagados.

Precisa

Informação de forma exata e diretamente ligada ao produto, sem nada que impeça o seu acesso.

Ostensiva

Informação facilmente perceptível, sem a necessidade de qualquer esforço para a sua compreensão.

 

Como afixar os preços em
vendas no varejo?

No comércio em geral

Por meio de etiquetas ou similares afixados diretamente nos produtos expostos à venda, no interior da loja, em araras ou manequins, por exemplo, e com sua face principal voltada ao consumidor.

Da mesma forma nos produtos expostos em vitrines.

Onde o consumidor tenha acesso direto aos produtos, sem a necessidade de intervenção do comerciante;

Afixação direta ou impressa na própria embalagem;

uso de código referencial [veja a questão 3];

uso de código de barras.

Afixação de relação de preços

A relação de preços é uma exceção, porém deve seguir os mesmos critérios de correção, clareza, legibilidade, precisão e ostensividade impostos às demais modalidades (como descritos anteriormente)..

Nas entradas de restaurantes, bares, casas noturnas e similares, a relação de preços deverá ser também afixada externamente, com a face principal voltada ao consumidor.

*AUTOSSERVIÇOS, SUPERMERCADOS, HIPERMERCADOS, MERCEARIAS ETC

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