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Reforce o relacionamento com cliente nas ações de pós-venda

Data: 09/08/2019

Como fazer um pós-venda eficiente?

Pergunta ambiciosa para respondermos, não? É importante contextualizar que, dependendo do porte de sua empresa, o pós-venda pode ser executado tanto pela equipe de vendas que fechou o negócio, quanto por uma estrutura separada, uma equipe especializada em atender o novo cliente.

Nesse contexto, fica clara a importância da comunicação em ambos os casos:

No primeiro caso, um vendedor que continua prospectando, visitando clientes, fazendo telefonemas, preparando propostas e apresentações precisa ter todos os dados dos clientes bem organizados, históricos atualizados, visão do funil de vendas e outras informações à mão, para conseguir realizar essas duas tarefas sem se complicar.

Portanto, não haverá como fazer um pós-venda eficiente sem contar com um sistema de dados estruturado e completo, uma ferramenta de gestão comercial que ajude, inclusive, a manter o follow-up em dia.

No segundo, como se tratam de equipes separadas, uma focada em ações de pós-venda e a outra em vendas, é fundamental que os dois times se comuniquem de forma ágil, trocando informações atualizadas e em tempo real, algo que um bom sistema de CRM pode proporcionar.

Dessa forma, preparamos uma lista com dicas de como fazer um pós-venda eficiente, levando em conta um bom acesso à informação.

10 ações de pós-venda que funcionam:

  1. Cumpra com o que prometeu
  2. O cliente merece o melhor
  3. Não passe o problema para frente
  4. Se interesse pelo seu cliente
  5. Esteja sempre um passo à frente
  6. O cliente nem sempre tem razão
  7. O cliente merece o melhor (de novo)
  8. Nunca esteja ocupado demais para seu cliente
  9. Nem sempre o cliente está errado
  10. Funcionários também são clientes

 

Infelizmente, a maior parte da teoria e prática de marketing concentra-se na arte de atrair novos clientes, em vez de na retenção dos existentes. Tradicionalmente, a ênfase tem sido na realização de vendas, em vez de na construção de relacionamentos; em pré-vendas e vendas, em vez de na assistência pós-venda

Essa é uma questão que pode ser resolvida em sua empresa. Basta trabalhar com seus colaboradores a cultura de que tão importante quanto captar clientes, é reter e fidelizar aqueles que já te acompanham e confiam em sua marca.

De que forma? Além de resolver os problemas do cliente e estar presente, acompanhando-o constantemente, é preciso encantá-lo com algumas ações de pós-venda específicas.

A grande questão é que isso não é a regra na maioria das empresas brasileiras. Segundo dados do site Satisfação de Clientes, 85% das empresas nunca fizeram pós-vendas e impressionantes 94% não possuem um sistema digital de gestão comercial para monitorar seus clientes.


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