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Formação de preços na prática

Data: 25/07/2019

Conheça os custos

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Custos variáveis ou diretos - São ligados diretamente ao produto. Se a venda de produtos aumenta, eles também aumentam. Se as vendas diminuem os custos também reduzem.
Exemplo: Preço de compra de produtos, impostos sobre as vendas.

              

Margem de contribuição – É o valor percentual ou que o produto contribui para o negocio, obtida diminuindo-se os custos variáveis do preço de venda dos produtos. O resultado chama-se margem de contribuição.

Exemplo: Preço de venda R$ 100 - preço de compra R$ 50 – imposto 5% R$ 5 = margem de contribuição de 45% R$ 45.

Custos fixos: São custos existentes no negócio havendo ou não vendas – aluguel, telefone, energia, água, salários.

Exemplo: margem de contribuição de 45% R$ 45 – telefone R$ 5 – energia R$ 5 – água R$ 10 = lucro de 25% R$ 25

Como usar a planilha

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A planilha em anexo é uma ferramenta sugerida para a formação do preço do seu produto, nela contém os itens necessários para a formação do preço de produtos e serviços.

Para usá-la basta digitar os valores nos locais que estão na cor verde, que os demais cálculos a planilha fará automaticamente.

 Nela exemplificamos um negócio que vende leite:

  • Quantidade em estoque = 2.000 latas
  • Preço de venda = 8,00
  • Preço de compra = 4
  • Mês de janeiro, venda do dia 1 = 1.000 latas

 

Custo fixo:

  • Salário= 788
  • Retirada do proprietário = 1.500
  • Luz = 100
  • Telefone =100
  • Água = 50

 

Recomendações: considere sempre o preço de venda igual ou menor ao praticado pelo concorrente. No caso da formação do preço ou da venda de mais de um produto, utilize a dedução dos custos fixos somente após ter a receita total do somatório de todos os produtos vendidos. 

Utilize a planilha e certifique-se de que seu negócio realmente está dando ou dará lucro.

 

Por Antônio Viana - Analista do Sebrae no Amapá


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