NOTÍCIAS

A partir do dia 27 de Abril é obrigatorio uso de máscara em Itararé

Data: 26/04/2020

ACE Itararé trás a informação que a Prefeitura Municipal publicou o decreto nº 51 de 24 de Abril de 2020, que regula o uso obrigatório de mascaras na cidade de Itararé, a partir de hoje, dia 27 de Abril de 2020, da seguinte forma:

“Art. 1º O deslocamento de pessoas pelas vias e passeios públicos, inclusive o acesso dos clientes e o desempenho de atividades em estabelecimentos com funcionamento autorizado, no âmbito do Município de Itararé, somente poderá ocorrer mediante o uso de máscara facial.

                § 1º O disposto neste artigo se aplica ao desempenho de atividades laborais em ambientes compartilhados, nos setores público e privado, e aos motoristas e passageiros de táxis e de outras formas de transporte individual ou coletivo de passageiros.”

 

Nesse sentido, sugere-se que a população possa produzir as suas próprias máscaras caseiras, utilizando tecidos que podem assegurar uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente.

Os tecidos recomendados para utilização como máscara são, em ordem decrescente de capacidade de filtragem de partículas virais:

a) - Tecido de saco de aspirador

b) - Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%)

c) - Tecido de algodão (como camisetas 100% algodão)

d) - Fronhas de tecido antimicrobiano

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Dado que, quanto maior a aglomeração de pessoas, maior a probabilidade de circulação do vírus, o uso das máscaras caseiras faz especial sentido quando houver necessidade de deslocamento ou permanência para um espaço onde há maior circulação de pessoas.

 

As medidas de utilização e higienização das máscaras caseiras fazem a diferença para a eficiência da iniciativa. Desta forma, os seguintes cuidados devem ser utilizados:

n) O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.

o) Coloque a  máscara com  cuidado para cobrir  a boca e nariz e amarre  com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.

p) Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la na rua, não fique ajustando a máscara na rua.

q) Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara.

r) Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente.

s) Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável).

t) Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão. u) Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.

v) A máscara deve estar seca para sua reutilização.

w) Após secagem da máscara utilize o com ferro quente e acondicionar em saco plástico.

x) Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade.

y) Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.

z) Ao sinais de desgaste da máscara deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita. O uso das máscaras caseiras é mais uma intervenção a ser implementada junto com as demais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e higienização das mãos visando interromper o ciclo da COVID19.

Estamos atendendo pelo WhatsApp (15) 99795-1624.

Conte com a ACE Itararé. Juntos somos mais fortes!

Dirceu Vieira - Presidente

Associação Comercial e Industrial de Itararé

DIRETORIA BIÊNIO 2019-2021


<< Voltar


PARCEIROS